Abastecimento de água sustentável na quinta da Serra da Estrela.

Estrela: Refúgio Sustentável, Água Abundante e Natureza Viva.

No coração da Serra da Estrela, recuperámos a gestão da água da propriedade. Reforcámos tanques antigos, desobstruímos poços esquecidos e implementámos um sistema de rega gota a gota para o nosso jardim. Estas melhorias garantem a sustentabilidade da nossa produção agrícola e reforçam a segurança contra incêndios, celebrando a riqueza natural que nos acolhe.

Água abundante para um refúgio sereno: a nossa aposta na sustentabilidade e bem-estar.

Estrela: Refúgio Sustentável, Água Abundante e Natureza Viva.

Inicialmente, dependíamos de dois antigos reservatórios com capacidade para 40 metros cúbicos, que apresentavam graves fugas, e de cinco poços existentes na propriedade, um dos quais já se encontrava quase inutilizável. Esta situação limitava a nossa capacidade de rega do jardim, de garantir reservas de água ou de gerir o recurso para prevenção de incêndios nos meses mais secos.

O nosso objetivo era recuperar e impermeabilizar estes dois grandes reservatórios para evitar a perda de água, colocar em funcionamento o poço invadido pela vegetação para regar o jardim e adicionar sistemas de armazenamento distribuído com contentores IBC, melhorando a segurança contra incêndios. Também tínhamos em conta a instalação de um terceiro reservatório para aumentar a capacidade e a resiliência do sistema.

Libertámos um poço que se encontrava coberto pela vegetação, permitindo agora o fornecimento de água diretamente para o jardim. Os dois reservatórios de 40 metros cúbicos foram limpos, reparados e impermeabilizados para evitar fugas. Também concluímos a preparação da base para a futura instalação de um novo reservatório. Um sistema de bombagem mais eficiente transporta agora a água dos poços para os reservatórios, e instalámos contentores IBC pela propriedade para maior segurança contra incêndios.

No jardim, implementámos um sistema de rega por gotejamento, que permite a irrigação direta das plantas e reduz a perda de água por evaporação. Desta forma, diminuímos o consumo de água e asseguramos um abastecimento constante, mesmo nos meses mais quentes e com pouca chuva.

Para o futuro, pretendemos concluir a instalação do terceiro reservatório e substituir as bombas a gasolina por sistemas elétricos alimentados por baterias e painéis solares. Também queremos estender a rega por gotejamento para a área do bosque alimentar e para a paisagem circundante, perto da casa. Finalmente, a automatização do sistema de rega ajudará a responder mais rapidamente às mudanças climáticas, a reduzir o trabalho manual e a poupar água.

An error has occurred. This application may no longer respond until reloaded. Reload 🗙